sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Nota de repúdio da ASPOJER de V. da Conquista

A ASPOJER de V. da Conquista divulgou uma Nota de Repúdio em relação a prisão de alguns policiais militares da CIPE-Sudoeste e da Cia PM de Barra da Estiva. Onde, os mesmos fizeram uma abordagem de rotina num veículo, que, de acordo informações passadas, estaria em atitudes suspeitas na cidade de Ibicoara, quando já na estrada iniciaram a abordagem no veículo. Sendo, que os ocupantes eram policiais federais e estes não achando correto serem abordados, entraram com um pedido de prisão através da Justiça Federal contra os policiais militares, que foram conduzidos presos para o 9º BPM.

Veja a Nota de Repúdio que a ASPOJER publicou e divulgou na imprensa:                          


ASPOJER
ASSOCIAÇÃO DE POLICIAIS E BOMBEIROS DA BAHIA
REGIONAL VITORIA DA CONQUISTA

                                       
 NOTA DE REPÚDIO


Com relação a ação de abordagem policial realizada por guarnições da  CIPE Sudoeste e pelotão de Barra da Estiva à policiais federais na estrada de Ibicoara – Barra da Estiva, que culminou na decretação da prisão preventiva dos policiais militares envolvidos na abordagem; a ASPOJER (Associação de Policiais e Bombeiros Militares do Estado da Bahia) vem em público, formalizar veemente repúdio a atitude reprovável de dois policiais federais da Delegacia de Policia Federal de Vitória da Conquista que deram start a um pedido de prisão preventiva oriundo do titular daquela DPF. O sufismo pedido induziu o judiciário federal a conceder prisão preventiva a sete policiais militares (quatro da CIPE-Sudoeste e três da cidade de Barra da Estiva), por... pasmem todos da sociedade... “constrangimento e intimidação”. Em tempo lembramos que ninguém esta acima da lei e do que ela permite, e que segundo preceitos e normas de abordagem policial difundidas pelo próprio Ministério da Justiça, através da SENASP (Secretaria Nacional de Segurança Pública), a todas as forças policiais do pais;  a abordagem policial é um instrumento do trabalho policial militar e deve ser compreendida como medida de segurança pública legal.

Ora. Se todo abordado que bradar no momento de uma abordagem que é “POLICIAL FEDERAL”, “CONSUL DO CONGO”, “JUIZ DAS GALÁXIAS”... e com isso tiver como resposta do policial -“bom dia, desculpe-me pelo incomodo”... será o fim desta medida de segurança. Um prático e atual exemplo se deu no momento da abordagem que resultou na prisão de um dos maiores traficantes do país; o “Nem” da Rocinha e Vidigal. Se naquele momento os policiais se intimidassem e tivessem desistido da abordagem, a policia do estado do Rio e a Policia Federal do Brasil ainda estariam gastando milhões para  capturar o meliante.

A atitude dos PFs que deram origem a esse lamentável e até talvez catastrófico episódio para as forças policiais do nosso estado, demonstra o “salto alto” com que a PF de nossa região trata a segurança pública, deixando de lado a cautela de uma boa abordagem policial para dar espaço a mágoas, por ego ferido.

Por estas e outras razões a ASPOJER reafirma a sua posição contrária a situação tão inusitada e vergonhosa para as forças policiais.


“É policia prendendo policia, e bandido dando risada”

Sabedoria popular.



Vitória da Conquista BA, 24 Novembro de  de 2011.


ASPOJER – Regional Vitória da Conquista



Fonte: Diretoria Regional ASPOJER - Vitória da Conquista.


É lamentável o que vem acontecendo com a corporação Polícia Militar na Bahia e no Brasil. Todos têm uma imagem ruim ao nosso respeito e nos tratam como se fossemos todos bandidos. Policiais exercendo a sua profissão, fizeram o que manda a lei, pois, todos podem ser abordados, desde, que haja a fundada suspeita e neste caso, houve e foi preciso a abordagem. Porém, os policiais federais acharam-se no direito de não serem abordados, por achar que são intocáveis.
Ninguém faz nada para que essa situação venha a mudar, pois, muitos...estão esperando a PROMOÇÃO...


Precisamos de homens para exercer funções que são para homens!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário