Meus caros policiais militares, bombeiros militares e funcionários civis!
Não há qualquer tipo de dúvida de que a Polícia Militar se tornou a organização mais respeitada na conjuntura do Carnaval da Bahia. E esse respeito - notabilizado, sobretudo, pelos distintos depoimentos de artistas consagrados e outras personalidades, bem como da imprensa e dos nossos conterrâneos ou visitantes - é resultado de um trabalho de busca pela perfeição que vem sendo construído, com bastante afeição e equilíbrio, ao longo dos últimos anos, mas que, na atual gestão, transformou-se em meta fundamental, para que a instituição policial militar baiana fosse projetada no lugar de reconhecimento e aclamação que efetivamente merece.
            Não há mais possibilidade de retroceder em nossas indiscutíveis conquistas. O importante, nesse estagio de evolução organizacional, é aperfeiçoarmos mais ainda os métodos e conceitos inerentes à preservação da ordem pública. Lembremos, neste ensejo, que grandes competições mundiais se avizinham, e sabemos, de antemão, que estamos sendo acompanhados por aqueles que têm o importante desígnio de organizar esses torneios, com especial destaque à COPA DO MUNDO DA FIFA EM 2014.
             A responsabilidade, o profissionalismo e o comprometimento – norteadores de todas as ações da PMBA - foram claramente percebidos no maior evento a céu aberto do planeta. Para termos uma ideia clara da grandeza da contribuição da PMBA na segurança pública do evento momesco, em certos momentos da festa havia estimativas de dois milhões de pessoas distribuídas nos 11,5 Km de circuito da folia (Dodô, Osmar e Batatinha). Somou-se a esses circuitos o Carnaval de Bairro, que foi realizado em cinco tradicionais conglomerados populacionais da capital baiana. Ainda assim, o carnaval no interior também despontou com grande força em dezessete localidades, com maior evidência ao município de Porto Seguro, no qual ainda teremos mais alguns dias de folia. Todas as atuações foram plenamente satisfatórias e dignas de elogios dos tantos quantos presenciaram as ações da “Força Invicta da Terra Brasileira”.
            O inestimável esforço e a galhardia de milhares policiais militares e bombeiros militares, as tecnologias de atuação, a melhor apresentação pessoal (uniformes novos), assim como o uso de equipamentos de proteção individual (EPI) mais confiáveis e atualizados, foram fatores que muito contribuíram para o sucesso na operação Carnaval 2011. Mas é de relevância destacar que todos esses componentes não seriam bem empregados e ordenados se não fosse a capacidade da instituição em elaborar um PLANEJAMENTO OPERACIONAL capaz de associar e sincronizar, com eficiência e eficácia, os recursos humanos, técnicos e logísticos disponíveis.  
A Polícia Militar provou que está comprometida com progresso do povo baiano e suas instituições. As ações efetivadas durante o Carnaval 2011 denotam um alto grau de maturidade e profissionalismo, que resultaram de incansáveis esforços e incontáveis horas de labor e dedicação. E esse novo olhar sobre a segurança pública repercutiu, inclusive, no comportamento de todos os cidadãos que brincaram o carnaval em ruas de todo o estado da Bahia. O que se presenciava, em todos os sentidos, era um espetáculo de urbanidade, reciprocidade, solidariedade e respeito entre os foliões e os servidores da nossa respeitável força mantenedora da ordem. Por outro lado, aqueles que infringiram os ditames da lei foram devidamente conduzidos às autoridades competentes, para que prestassem contas dos seus atos contrários à ordem estabelecida.  
  Mais uma vez a certeza do dever cumprido. Mais uma vez a certeza de que estamos contribuindo com a ordem e o progresso da nossa grandiosa Bahia. Agora iremos caminhar firmemente com parceiros estatais e privados pela senda do PACTO PELA PAZ. Saímos de cabeça erguida do carnaval e com a alta estima em nossos corações e mentes. Agora queremos contribuir mais ainda com o engrandecimento da nossa instituição, que nada mais é do que a certeza de que tudo que fora feito encontrou a real recompensa. Agora, mais maduros e comprometidos, continuaremos a trilhar pelos caminhos da paz e da seguridade social convictos de que a Polícia Militar da Bahia sempre vencerá.
Sensibilizado com tamanha demonstração de evolução organizacional e amor aos nossos mais insignes valores, R E S O L V O:
            a)Elogiar todos os policiais militares, bombeiros militares e funcionários civis da PMBA participantes da Operação Carnaval/2011, os quais, incumbidos do dever de zelar pelo bom nome da PMBA, revezaram-se em ações de planejamento e execução, materializadas nos patrulhamentos a pé, motorizado, aéreo, montado e em ações de bombeiros ou assistenciais, a fim de que nossa Corporação revelasse a sua complexidade, assim como sua grandiosidade perante centenas de milhares de indivíduos das diversas origens;
            b) Recomendar aos Comandantes, Chefes, Diretores e Coordenadores de OPM e OBM que transcrevam este elogio nos BIO de suas respectivas organizações, bem como procedam a leitura em parada geral, registrando a presente menção na ficha de assentamentos dos servidores que participaram da Operação Carnaval/2011;
           c) Encaminhar cópia deste elogio ao Exmº Sr. Cel PM Chefe da Casa Militar do Governador, solicitando que transmita a presente menção aos integrantes das Assistências Militares, que foram apresentados na Operação Carnaval/2011:                                         
           d) Encaminhar cópia deste elogio ao Exmº Sr. Secretário da Segurança Pública, solicitando que transmita a presente menção aos integrantes da Assistência Militar da SSP, que foram apresentados na Operação Carnaval/2011;
           e) O DP e as OPM e OBM registrem.
Comando-Geral da Polícia Militar da Bahia, Quartel dos Aflitos, em 10 de março de 2011.

NILTON RÉGIS MASCARENHAS – Cel PM
Comandante-Geral
http://homologa.pm.ba.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=492:elogio-aos-policiais-militares-bombeiros-militares-e-funcionarios-civis-envolvidos-na-operacao-carn&catid=26:palavra-do-comandante&Itemid=78