quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Polícia Militar da Bahia em Greve!!


02/02/2012 às 01:09
  | ATUALIZADA ÀS 01:18 | COMENTÁRIO (0)

Grevistas protestam contra colegas que continuam em serviço

Samuel Lima e Franco Adailton
Paula Fróes / Agência A TARDE
Policiais Militares em greve bloquearam acesso ao CAB
Policiais Militares em greve bloquearam acesso ao CAB
Tensão e jogo de empurra marcaram, nesta quarta,01, o segundo dia de paralisação dos policiais que seguem as orientações da Associação dos Policiais, Bombeiros e de seus Familiares (Aspra), uma das quatro associações que representam os militares baianos. À tarde, cerca de 80 deles hostilizaram uma equipe do Esquadrão Águia que estava em serviço no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
Os manifestantes, que até o fechamento desta edição permaneciam concentrados na Assembleia Legislativa, no Centro Administrativo (onde passaram a noite anterior), enviaram um grupo ao encontro de oito colegas do Esquadrão Águia, na Avenida 1, bloqueando a pista e impedindo o fluxo de carros.
“Só vamos sair da pista quando eles pararem de retaliar”, reclamou um participante do protesto. A viatura do Esquadrão Águia, uma GM Blazer, teve os pneus dianteiros esvaziados. Enquanto isso, motoristas subiam o canteiro central para desviar do bloqueio montado pelos manifestantes.
A confusão, que incluiu gritos de “covardes” aos policiais em serviço, durou cerca de 15 minutos. Alguns dos homens tentavam convencer os colegas fardados a aderir ao movimento. “Em todos os segmentos existe o bom e o mau profissional. Estamos trabalhando normalmente, como todo cidadão, inclusive você, precisa”, falou o major Paulo José Coutinho, comandante do Esquadrão Águia.
Ruas -  Nas ruas, havia pessoas assustadas com boatos de crimes cometidos por conta da falta de policiais e outras que sequer tinham conhecimento de que há movimento grevista de parte da categoria. Segundo estimativa da Aspra, pelo menos 3 mil PMs, lotados em diversas unidades, teriam aderido ao estado de greve, decidido em assembleia na última terça-feira.
Desde a manhã desta quarta, que o clima era tenso entre os militares que optaram em paralisar as atividades e aqueles que continuavam a trabalhar. Três viaturas foram tomadas pelos grevistas e, depois, perfiladas em frente ao prédio da Assembleia Legislativa. Os carros pertencentes à Cavalaria e 23ª Companhia Independente (Tancredo Neves) tiveram os pneus esvaziados pelos grevistas. Já um VW Gol, da Base Comunitária de Segurança do Calabar, foi devolvido após a comandante da unidade, capitã Maria Oliveira, e o major Jutamar Oliveira, comandante da 41ª Companhia, intercederem junto à Aspra.
Marco Prisco, presidente da associação, confirmou que só deixarão o prédio da Assembleia quando o governo aceitar negociar as reivindicações (adicionais de periculosidade e insalubridade, gratificação de atividade policial incorporada ao soldo e anistia). Uma fonte do governo, que disse não poder pronunciar-se oficialmente pela gestão, alegou que a Aspra não apresentou as reivindicações. A posição do comando-geral da PM é a de que o policiamento está mantido.
Prisco chegou a anunciar que havia mandados de prisão preventiva contra ele e o sargento Fábio Brito, coordenador jurídico da Aspra. O promotor  Luiz Augusto Santana, da Vara de Auditoria Militar, negou as ordens judiciais. “Eu disse a Prisco que ele pode ser preso por crime contra a paz pública. Isso se houver ordem da Justiça comum, pois Prisco é ex-militar. Já os militares podem responder por crime de motim”, explicou Santana.
*Colaborou Euzeni Daltro 

É bem normal a imprensa e o Comando Geral da PM da Bahia divulgarem que o policiamento está normal, porém, o que se vê é uma adesão de quase 100% dos policiais parando na Bahia. No interior do estado já pararam as principais cidades do estado, como Feira de Santana, Jequié, Santo Antonio de Jesus, Itapetinga, Ipiau, Barreiras e outras mais. O movimento é grande e forte, portanto, a paralisação até o momento continua e se o governo não sentar para negociar a tendência é a violência crescer no estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário