sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Briga entre PMs e Policiais Civis de Minas Gerais

    

Numa ocorrência em que policiais civis atuavam à paisana, prendendo suspeitos, cidadãos entram em contato com a polícia militar por não entenderem o que estava ocorrendo. Os PM’s chegam e se desentendem com os policiais civis, que chegam a prender um tenente da PMMG.

Policiais civis e militares se enfrentaram nesta quarta-feira (2), em frente a uma oficina mecânica nas esquinas das ruas Japurá e Macapá, no Bairro Amazonas, em Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A confusão começou às 19 horas, depois que sete suspeitos foram presos por agentes da Polícia Civil na Multipointer Oficina. Os suspeitos teriam participado de um sequestro, seguido de roubo, de um gerente do Santander em Betim.

Segundo testemunhas, os policiais civis chegaram ao local em carros descaracterizados e prenderam os suspeitos dentro da oficina. No momento em que os presos estavam sendo colocados nos veículos - um Astra azul e um Palio Weekend preto - uma viatura da Polícia Militar (PM) passou pelo local. Uma testemunha que estava dentro da oficina afirmou que no momento das prisões, um tenente da PM exigiu a identificação dos agentes, entre eles, um delegado.

Em seguida, os policiais se desentenderam e houve agressividade dos dois lados. Os três PMs e os sete civis envolvidos sacaram as armas e pediram reforços praticamente ao mesmo tempo. O tenente da PM foi imobilizado, agredido a socos e chutes e terminou a noite preso por desacato.



O confronto entre policiais civis e militares, registrado na quarta-feira (2) à noite, no Bairro Amazonas, em Contagem, na Grande Belo Horizonte, foi uma amostra do quão distante se encontra a prometida integração das forças de segurança de Minas.

Confronto
Policiais civis e militares se "estranham" e sacam armas durante uma ação da PC
Episódios como este acontecem em todos os estados do Brasil, são duas forças estaduais e cada uma querendo mostrar sua força, muitas das vezes saindo das suas funções inerentes a cada uma. Um exemplo bem claro disso são os grupamentos especializados da Polícia Civil de alguns estados, como São Paulo e Rio, vindo estes grupamentos exercer funções que no modo de ver não são da Polícia Civil e sim da PM, que por sua vez, exercer o poder de Polícia reprenssiva, ou seja, é a força policial que tem que está nas ruas, combatendo a violência, matendo a ordem e a paz pública, fazendo um policial ostensivo em todo o território estadual da qual faz parte. Portanto, cada uma na sua área de atuação, a Polícia Militar tentando evitar o acontecimento de um crime e a Polícia Civil na delegacia fazendo o que se deve ou investigando crimes que já ocorreram.

A Polícia Civil foi criada para atuar como polícia judiciária, totalmente diferente das polícias militares, que são Ostensivas.

Veja as funções da Polícia Civil

Acesse este link:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pol%C3%ADcia_Civil_do_Brasil



Nenhum comentário:

Postar um comentário