quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Violência urbana em Salvador


Através deste gostaria de alertar a todos que acompanham este blog, em especial a todos os policiais militares do interior que irão trabalhar no maior evento festivo do Brasil, o carnaval baiano, festa que reúne cerca de 1 milhão de pessoas na rua.

A capital baiana passa por um momento muito crítico e caótico em se tratando de segurança pública, são várias investidas criminosas por partes de bandidos, em especial, os traficantes de drogas que já dominam boa parte da cidade. A Secretaria de Segurança Pública da Bahia não revela a verdadeira estatística da criminalidade em Salvador, para que não afugente os turistas neste verão, pensando simplesmente em arrecadação, nos cofres públicos e esquecendo da segurança dos baianos e soteropolitanos.

Policiais do Batalhão de Choque na periferia de Salvador
 Há uma confusão tremenda na gestão do governo Wagner, quando trata-se de segurança pública no estado, não há planos ou uma política segura neste assunto. O governo do PT no estado não tem uma relação boa com o prefeito João Henrique de Salvador, ambos os governos não se entende, a prefeitura diz que a segurança é papel do governo e realmente é, porém, deveria haver uma força tarefa entre os poderes que exercem papel fundamental na capital do estado. A prefeitura pode também proteger seus munícipes, dando suporte básico de segurança com o apoio da Guarda Civil Municipal e o estado investir mais em áreas sociais e fortalecer as forças de segurança estaduais, a Polícia Civil e Militar, dando incentivos salariais, treinamentos e equipamentos, como melhores armas, coletes balísticos, viaturas e outros.

Chapada do Rio vermelho
O que se vê na mídia é o governo estadual gastando em propaganda, divulgando seu governo em vez de combater os problemas de segurança pública, que vem crescendo a cada dia no estado, tanto na capital como no interior, principalmente, em cidades de grande e médio porte como Feira de Santana, Vitória da Conquista, Itabuna, Porto Seguro, Camaçari e outras.

Veja a reportagem no vídeo abaixo


O carnaval está se aproximando e o que foi presenciado até agora para os membros da polícia militar, em especial os praças, foi uma palestra para alertar a tropa empregada no circuíto carnavalesco, para não se excederem em serviço, ou seja, o governo gasta verbas para alertar a tropa para não bater, tudo bem que policiais não devem agir deste jeito e todos sabem como trabalhar. O estado deveria investir mais na tropa que vai realizar este serviço, dando mais dignidade humana a todos os policiais, pagando uma diária melhor, diminuindo a carga horária de trabalho, de 8 para 6 horas e dando suporte em outras áreas.

Muito cuidado na hora dos passeios pela cidade, pois, como a cidade vem passando por este momento crítico de segurança, há locais de alta periculosidade que muitos desconhece, tenham atenção com os coletivos, devido, haver algumas linhas de ônibus que os bandidos usam para assaltar, andem em grupos e em locais movimentados, não converse assuntos relacionados a profissão na rua, não vá para lugares que não conhecem, se possível, ultilizem os ônibus disponibilizados pela DAL para que possam ir para passeios, ande sem a carteira funcional, decore o seu cadastro para caso venham a ser abordados por alguma guarnição da PM. Enfim, muita atenção é pouca para quem exerce essa perigosa profissão, ainda mais no carnaval. Pois, Policial Militar é diferente para os civis e podem ser facilmente perceptíveis.

Veja mais vídeos da violência em Salvador

 
ônibus incendiado por traficantes

Bandidos metralharam bases da PM

Com isso, desejo a todos os policiais que irão realizar esta missão, um excelente trabalho, com muita saúde, paz, tranquilidade mental e física e amor no que faz.

Bao sorte!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário